domingo, 6 de dezembro de 2015

Quais produtos usar para limpeza no pós-obras?



A limpeza pós-obra consiste em um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta e excesso de rejunte resultantes de uma construção ou reforma. É uma limpeza muito diferente da limpeza comum, pois o imóvel a ser limpo apresenta quilos de sujeira, concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, entre outros materiais. Normalmente, esse tipo de limpeza é realizado por empresas e profissionais especializados que possuem produtos e equipamentos adequados para cada ambiente.

Para arquitetos, engenheiros e, até mesmo construtoras, entregar ao cliente um belo projeto, porém sujo, pode desvalorizar o próprio trabalho. Quando isso acontece o cliente se vê obrigado a providenciar a limpeza pós-obra, correndo riscos como ter o imóvel danificado por faxineiras inexperientes em limpeza pesada ou pela falta de equipamentos e materiais adequados.

Outra opção, principalmente quando o orçamento está apertado - o que é bastante comum no final de uma obra - é realizar por conta própria o serviço. E nesses casos, algumas dicas de produtos essenciais e instruções básicas podem ser bem úteis.

A lista básica de produtos e acessórios para a limpeza conta com uma grande quantidade de panos, baldes, bacias, vassouras de diversos tipos, luvas, rodos, sabão líquido e neutro, esponjas, escovas, desinfetante, limpador de piso para limpeza pesada, sacos de lixo, pá, limpa-vidros, removedores, aspirador de pó, escadas, entre outros equipamentos. Outros itens mais específicos são espátulas, estiletes e pincéis.

Para cada situação, um tipo de produto

Para facilitar o serviço procure utilizar diferentes produtos, conforme a exigência de cada situação ou ambiente. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos para limpeza ou em grandes lojas de materiais para construção. Anote:

Porcelanatos e cerâmicas

Existem produtos específicos para limpar estes tipos de superfícies. Com fórmula especial que não agride, mancha ou ofusca o brilho das peças, são capazes de remover resíduos de cimento, argamassas, rejuntes, gesso, terra vermelha e até ferrugem.

Ceras e respingos de tintas

Alguns produtos têm fórmulas específicas para remover ceras antigas e respingos de tintas. Prefira aqueles à base de água. São recomendados para superfícies laváveis que não estejam tratadas ou seladas.

Pedras

Para limpar pedras normalmente são indicados os produtos conhecidos como fim de obra. Têm base altamente ácida, mas são eficientes para limpar e desencardir pedras rústicas com sujeiras incrustadas e pesadas. Indicados para pedra carranca, mineira, são tomé, luminária, miracema, goiânia, portuguesa e outras.

Vidros

Os limpa-vidros de boa qualidade, especiais para o pós-obra, removem massa, gordura de mão, respingos de tintas, entre outras sujeiras que causadas pelo serviço de vidraceiro. Rende mais que os limpadores convencionais usados no cotidiano, sem deixar resíduos e manchas d'água.

Para conhecer as especificações dos produtos e a melhor forma de utilizá-los, tirando o máximo proveito de cada um, é imprescindível atentar para as instruções do fabricante. Nunca use um produto que você não conhece sem antes ler atentamente as recomendações.

Fonte

Leroy Merlin

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Quais produtos usar para limpeza no pós-obras?"

Postar um comentário